INFORMEBARRA » As notícias da Chapada e Região estão aqui!
irradiar atualmente Mundo Animal Barra venc dia 04
Crime
Corpo é achado em município da Chapada Diamantina e polícia suspeita que seja de criança morta pelo pai no DF

O corpo de uma criança foi encontrado na quinta-feira (5), na zona rual de Palmeiras, cidade da Chapada Diamantina, na Bahia. A Polícia […]

Exercício irregular
Falso advogado é preso em Vitória da Conquista

Um homem de 27 anos foi preso na quinta-feira (5), em Vitória da Conquista, por exercer ilegalmente a profissão de advogado. A informação […]

Melhorias
Prefeito de Ibicoara visita todas as unidades de saúde que estão sendo reformadas no município

O prefeito de Ibicoara, Haroldo Aguiar visitou todas as unidades de saúde que estão sendo reformadas no município para maior acessibilidade e comodidade dos […]

Invenção
Produtor da Chapada Diamantina consegue patente de Catchup de Morango

O empresário e chef de cozinha Renato Lobão, proprietário de um restaurante na cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina, dentre as suas fabricações […]

ALBA Farmavip novo Casa Nova banner atual Susy Zanfreta Banner atual com mais tempo de transição
06-12-2019 » Corpo é achado em município da Chapada Diamantina e polícia suspeita que seja de criança morta pelo pai no DF 06-12-2019 » Falso advogado é preso em Vitória da Conquista 06-12-2019 » Prefeito de Ibicoara visita todas as unidades de saúde que estão sendo reformadas no município 06-12-2019 » Produtor da Chapada Diamantina consegue patente de Catchup de Morango 06-12-2019 » PF cumpre mandado em operação contra tráfico de drogas internacional
6 dezembro 2019

Corpo é achado em município da Chapada Diamantina e polícia suspeita que seja de criança morta pelo pai no DF

Foto: Divulgação/Delegacia de Palmeiras

O corpo de uma criança foi encontrado na quinta-feira (5), na zona rual de Palmeiras, cidade da Chapada Diamantina, na Bahia. A Polícia Civil da região suspeita que trata-se de Bernardo da Silva Marques Osório, a criança de 1 ano e 11 meses que foi morta pelo pai, Paulo Roberto de Caldas Osório, no Distrito Federal.

De acordo com a Polícia Civil, o corpo foi achado com roupa e um cordãozinho de âmbar no pescoço, características destacada pela família à polícia. Uma cadeirinha para transporte de crianças nos carros, também foi encontrada. Mesmo com evidências das vestes e objetos, a polícia destaca que só pode confirmar que trata-se de Bernardo quando ele passar por exame de DNA para identificação. O corpo achado pela polícia será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Itaberaba, na região, para a realização dos exames.

O pai da criança, o funcionário do Metrô do Distrito Federal, Paulo Roberto, confessou ter matado o filho. Para a Polícia Civil ele disse que jogou corpo da criança em uma área de matagal à beira da BR-020, na Bahia – a mais de 400 quilômetros de Brasília. Apesar da informação do homem, a polícia detalhou que o corpo foi encontrado na BR-242, na localidade chamada Barreiro, pertencente ao Povoado Campos de São João, no município de Palmeiras.

Caso

Após a prisão, na madrugada de segunda-feira (2), em um hotel de Alagoinhas, também na Bahia, o homem confessou o crime. Ele contou aos policiais que buscou Bernardo na creche, na Asa Sul, na última sexta-feira (29) e dopou a criança com medicamentos. Aos policiais, ele disse que “usaria Bernardo para dar um susto na mãe e na avó materna do menino”.

No dia do desaparecimento da criança, o homem mandou mensagens de texto e de áudio para a mãe do menino, após buscá-lo na escola.

Imagens obtidas pela Polícia Civil mostram que, antes de seguir para a Bahia, Paulo passou em casa, na Asa Sul. Câmeras de segurança registraram o momento que o servidor público deixou a residência, de carro. A polícia acredita que Bernardo estava dentro do veículo. Na quinta-feira (5), a Justiça do Distrito Federal negou o pedido da defesa para transferência de Paulo Roberto para a ala psiquiátrica do Complexo Penitenciário da Papuda.

Morte da mãe

De acordo com a Polícia Civil, Paulo já ficou internado na ala psiquiátrica da Penitenciária da Papuda, em Brasília, por 10 anos, por ter assassinado a própria mãe. O crime ocorreu quando ele tinha 18 anos, na mesma casa da 712 Sul onde o servidor público mora. Na época do crime, ele foi considerado inimputável – sem condições de responder pelo assassinato, devido ao transtorno mental. Segundo os laudos, Paulo Roberto de Caldas Osório tem esquizofrenia. Três anos depois de cumprir a pena, ele fez concurso para o metrô do Distrito Federal e foi aprovado, inclusive na avaliação psicológica.

Segundo o delegado Leandro Ritt, a mãe da criança, Tatiana da Silva, descobriu que o ex-companheiro tinha matado a mãe somente depois do desaparecimento de Bernardo. Os vizinhos da Asa Sul teriam falado sobre o passado de Osório. (G1 BA)

 

 

 

 

 

 

 

6 dezembro 2019

Falso advogado é preso em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação/OAB

Um homem de 27 anos foi preso na quinta-feira (5), em Vitória da Conquista, por exercer ilegalmente a profissão de advogado. A informação é da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da cidade do sudoeste da Bahia.

De acordo com a OAB, a Ordem ficou ciente da atuação do suspeito após receber denúncia sobre suposto exercício irregular da profissão, através de ações de panfletagens e mala direta na cidade. O falso advogado foi flagrado prestando atendimento jurídico previdenciário em um escritório localizado Avenida Vivaldo Mendes, no bairro Recreio.

A divulgação era direcionada aos aposentados e pensionistas do INSS, voltada a orientações jurídicas no âmbito do Direito Previdenciário.

A Polícia Militar participou da ação junto aos representantes da OAB. No escritório, ao ser exigida a carteira profissional, o homem, identificado como Victor Jeronimo Barros Dias Guimarães, negou ser advogado e confessou apenas a consultoria jurídica, o que legalmente constitui a prática do exercício ilegal da profissão.

Conforme informou a OAB, com residência fixa em São Bernardo do Campo, em São Paulo, o suspeito, praticou os mesmos atos no dia anterior em Porto Seguro, cidade do sul da Bahia e planejava atender em Salvador e Camaçari, na região metropolitana, ainda nesta semana.

 

6 dezembro 2019

Prefeito de Ibicoara visita todas as unidades de saúde que estão sendo reformadas no município

O prefeito de Ibicoara, Haroldo Aguiar visitou todas as unidades de saúde que estão sendo reformadas no município para maior acessibilidade e comodidade dos munícipes, nesta quinta-feira (5).
A reforma das unidades foi licitada e os investimentos são de quase meio milhão de reais.

 

6 dezembro 2019

Produtor da Chapada Diamantina consegue patente de Catchup de Morango

O empresário e chef de cozinha Renato Lobão, proprietário de um restaurante na cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina, dentre as suas fabricações próprias, tem o catchup de morango, reconhecido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) – órgão que controla e concede o registro de marcas e patentes de produtos e serviços – como uma criação inovadora.

No caso do catchup de morango, a patente foi solicitada como uma invenção. O pedido foi aceito pelo INPI após a realização de uma pesquisa ampla e verificação de que não existe produto semelhante, o que garante ao proprietário da patente a exclusividade para produzir e comercializar o produto.

Fabricar os próprios produtos é um dos diferenciais do chef. “Sempre fiz de tudo no restaurante. Chutney de banana da terra, pão, queijo, molho e a geleia de tomate, que serviu de base para a criação do catchup de morango”, explica Lobão.

Após a conquista da patente, para 2020, dentre os próximos passos do chef de cozinha está a montagem de uma fábrica para a confecção do catchup de morango em larga escala. (As informações são do Sebrae)

 

6 dezembro 2019

PF cumpre mandado em operação contra tráfico de drogas internacional

A Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã desta quarta-feira, 4, durante uma operação de combate a uma organização criminosa de tráfico internacional de drogas, um mandado de busca e apreensão no município de Eunápolis (distante a 671 km de Salvador), no extremo sul da Bahia.

De acordo com a PF, o grupo era comandado por um empresário, que promovia a compra e distribuição de cocaína boliviana. Ele foi preso nesta manhã em Paranaíba, no Mato Grosso do Sul.

A operação, chamada de Voo Baixo, é coordenada pelo estado de São Paulo e ocorre em outros quatro estados – Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso e Minas Gerais, e Bahia. (A Tarde)

 

5 dezembro 2019

Crianças recebem presentes de Papai Noel da Cipe Chapada

Cerca de 150 crianças do povoado de Colobró, em Ruy Barbosa, receberam presentes e lanches durante a ação ‘Natal Solidário’, promovida na quinta-feira (4), pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada. Segundo o comandante da unidade, major Nelson Normando, as lembranças foram doadas pelos policiais da Cipe Chapada. “Visitamos algumas escolas da localidade e cada policial escolheu crianças para apadrinhar. Eles compraram os presentes, levaram para o quartel e depois deram aos seus respectivos afilhados”, explicou o oficial.

Com o apoio da Prefeitura, as guarnições montaram brinquedos recreativos para garantir ainda mais a diversão da garotada. Papai Noel e animadoras também fizeram parte da festa.

 
 

 

5 dezembro 2019

Quase 20 viaturas blindadas são entregues na Bahia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia realizou na tarde desta segunda-feira (02) a entrega oficial de 17 viaturas blindadas que serão utilizadas nas atividades operacionais e em ações de prevenção e repressão a ilícitos como o narcotráfico, contrabando e tráfico de armas.

A aquisição se fez necessária para propiciar ao efetivo de policiais rodoviários federais condições de segurança face ao crescimento das ocorrências criminais. A blindagem tipo escudo funcionará como um anteparo para abrigo do policial em uma eventual agressão por arma de fogo.

Os recursos para blindagem dos veículos foram viabilizados através de verba de aparelhamento da concessão das rodovias gerenciadas pela empresa Via Bahia Concessionária de Rodovias S/A.

Os novos veículos também estão equipados com motorização, potência e sistema de tração que garantem o controle de estabilidade e melhor performance em alta velocidade, facilitando o acompanhamento e a abordagem de veículos em fuga, situação comum em casos de flagrantes de crime.

 

Tags:
5 dezembro 2019

Jovem morto após ação da PM em Paraisópolis é enterrado em Maracás

Foto: Arquivo pessoal

Mateus dos Santos Costa, que morreu após um tumulto em uma ação da Polícia Militar na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, foi enterrado no Cemitério Municipal de Maracás.

O sepultamento ocorreu às 16h de quarta-feira (4), após velório realizado na casa da mãe da vítima. Amigos e familiares se despediram do jovem de 23 anos, que há cerca de cinco anos deixou Maracás com destino a São Paulo.

Mateus participava de um baile funk na madrugada do domingo (1º), quando ocorreu a ação policial e acabou pisoteado no tumulto. (As informações são do G1 BA)

5 dezembro 2019

Procon-BA e Delegacia do Consumidor deflagram operação Ceia de Natal

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS), e a Delegacia do Consumidor (DECON) deflagraram esta semana uma operação conjunta para fiscalizar o comércio de alimentos que compõem a ceia natalina.

A Operação ‘Ceia de Natal’ segue até o dia 13 de dezembro.

Tags:
5 dezembro 2019

Região Sudoeste: Mais de 70 famílias ficam desalojadas após forte chuva em Itambé

Após uma forte chuva  na terça-feira (3), setenta e duas famílias estão desalojados na cidade de Itambé, no sudoeste da Bahia. A Defesa Civil do Estado decretou situação de emergência e a prefeitura decretou estado de calamidade pública.

A Prefeitura de Itambé informou que choveu 143 milímetros em três horas, o esperado para o mês inteiro. Os moradores desalojados foram encaminhados para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), onde receberam doações, quartos para dormir e assistência psicológica.

Na tarde desta quarta-feira, 45 famílias foram registradas no Cras. À noite, outras 27 também foram cadastradas no local.

 

Tags:

Banner novo da lider
AQUIVO INFORMEBARRA
Todos os direitos reservados à informebarra.com.br