Mundo Animal Barra venc dia 04
»
»
Vídeos
Veja o vídeo: Cerimônia de Posse dos vereadores, prefeito e vice em Barra da Estiva
»
»
Vídeos
Autor de feminicídio em Brumado é transferido para presídio em Conquista; veja o vídeo
»
»
Vídeos
BRUMADO: CARRO DE EX-VEREADOR É ALVEJADO COM VÁRIOS TIROS EM TENTATIVA DE HOMICÍDIO, VEJA O VÍDEO
Secretário de Infraestrutura falou sobre as obras
»
»
Vídeos
Operação Tapa-buraco é realizada em Barra da Estiva, veja o vídeo

21 de janeiro de 2021
Bahia

MPF vai acompanhar vacinação contra Covid-19 em Guanambi, Caetité, Caculé e outros municípios

Foto: Vilson Nunes

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento administrativo para acompanhar a vacinação contra a Covid-19 nos 26 municípios na região de Guanambi. O objetivo é evitar a aplicação de vacina em quem não integra o grupo prioritário da primeira fase e, em caso de inobservância dos critérios, permitir a adoção das medidas judiciais cabíveis.  De acordo com informações do Bahia Notícias, as cidades abrangidas são: Guanambi, Botuporã, Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Caturama, Érico Cardoso, Ibiassucê, Ibitiara, Iuiú, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Novo Horizonte, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Pindaí, Rio do Antônio, Rio do Pires, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.  Nesta terça-feira (19), foram enviados ofícios aos prefeitos de Guanambi e Caetité para que informem no prazo de cinco dias, a contar do fim da primeira etapa da vacinação: o quantitativo de vacinas recebido na primeira etapa e a lista das pessoas vacinadas, com sua respectiva qualificação e o critério em que se enquadraram para recebimento. Além desses dois, também serão oficiados, nessa quarta-feira (20), todos os prefeitos dos municípios sob atribuição do MPF em Guanambi.


21 de janeiro de 2021
Bahia

Município de Morro do Chapéu é acionado pelo MP para implementar política de educação ambiental

Foto: Divulgação

O Ministério Público estadual ajuizou ação civil pública contra o município de Morro do Chapéu para garantir a implementação de uma política de educação ambiental na cidade. Segundo o promotor de Justiça Pablo Almeida, autor da ação, o município de Morro do Chapéu é um dos mais ricos da Bahia em sítios arqueológicos e de pinturas rupestres, bem como na área de patrimônio cultural, contando com três unidades de conservação estaduais – o Monumento Natural da Cachoeira do Ferro Doido, o Parque Estadual de Morro do Chapéu e a Área de Preservação Permanente (APA) Gruta dos Brejões. “Por isso é extremamente importante o desenvolvimento de ações concretas na área de educação ambiental”, destacou o promotor de Justiça. Na ação, o MP requer que a Justiça obrigue o município de Morro do Chapéu a manter o Conselho Municipal de Meio Ambiente em funcionamento e atuante, fixando-se o prazo de 30 dias para implementação e reuniões, pelo menos, bimestrais, bem como garantir a capacitação continuada dos conselheiros municipais de meio ambiente. Além disso, requer que o Município garanta a participação da Secretaria de Educação no Conselho Municipal de Meio Ambiente, no prazo imediato após a regularização de funcionamento do Conselho; que elabore diagnóstico municipal de educação ambiental, de forma participativa, com o objetivo de mapear as ações e projetos de educação ambiental, no prazo de 180 dias; e firme parcerias entre secretarias municipais, com o órgão ambiental estadual e com organizações da sociedade civil para implementação do programa municipal de educação ambiental, no prazo de 180 dias. “Identificamos diversas irregularidades no sistema de educação ambiental, dentre elas a ausência de Programa Municipal de Educação Ambiental, de realização de Conferências Municipais de Meio Ambiente, de dotação orçamentária específica para ações de educação ambiental e ausência da participação da Secretaria de Educação no Conselho, dentre outras”, destacou Pablo Almeida. Na ação, ele requer ainda que o Município designe dotação orçamentária, anualmente, para o desenvolvimento de programas, projetos e ações de educação ambiental, a partir de 2022; e aprove o Plano Municipal de Educação Ambiental no prazo de 180 dias, devendo sempre incluir a educação ambiental nos próximos Planos Municipais de Educação, a partir do ano de 2024.


21 de janeiro de 2021
Bahia

Barra da Estiva está na primeira fase da vacinação contra Covid-19

Foto: Divulgação

Teve início na tarde dessa terça-feira (19), em Barra da Estiva, a primeira fase da vacinação contra Covid-19. Nessa fase, estão sendo vacinados os profissionais de saúde que trabalham nas unidades de saúde e Hospital Susy Zanfretta. Até o momento, o município foi contemplado com 130 doses da vacina, que serão utilizadas na vacinação dos profissionais de saúde . O envio de mais doses é esperado para contemplar os demais grupos dessa fase.


19 de janeiro de 2021
Bahia

Covid-19: 46ª CIPM participa da missão de recebimento e escolta das vacinas contra Covid-19

Foto: Divulgação

Desde o início da madrugada desta terça-feira, (19), policiais militares da 46ª CIPM participaram da Operação de recebimento e escolta das vacinas contra COVID-19. As aeronaves pousaram em Brumado, por volta das 06h50min e em Macaúbas, por volta das 05h00min trazendo as caixas com as doses de vacinas, a fim de no primeiro momento, serem enviadas às Centrais Regionais de Saúde de Brumado e Boquira para distribuição aos municípios correspondentes à responsabilidade das centrais de saúde. Coube à 46ª CIPM assegurar a distribuição e escolta das vacinas que partiram da Central de Brumado com destino a Dom Basílio, Livramento, Rio de Contas e Jussiape. A mesma missão policial militar ocorreu da Central de Boquira com destino às cidades de Paramirim, Caturama, Érico Cardoso, Rio do Pires e Botuporã


19 de janeiro de 2021
Notícias

Cerca de 180 mil baianos serão imunizados contra o coronavírus nesta primeira fase

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

As primeiras doses da vacina Coronavac devem chegar em solo baiano por volta das 18h desta segunda-feira (18). Foram encaminhadas ao estado 376.600 doses do imunizante, que será utilizado para vacinar cerca de 180 mil pessoas. Nesta fase serão vacinados profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 e em unidades de saúde de urgência e emergência, idosos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas. As cidades previstas para receber aeronaves com doses da vacina são: Barreiras, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Vitória da Conquista, com imunizantes que também atenderão ao município de Paulo Afonso, Petrolina (pouso) – com vacinas direcionadas a Juazeiro, Lençóis (pouso) – com vacinas direcionadas a Seabra, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Metade das vacinas que correspondem à segunda dose, prevista para ocorrer no prazo de um mês, serão armazenadas no Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos – CEADI. Ficarão no local mais de 188 mil doses da Coronavac.


19 de janeiro de 2021
Bahia

Covid-19: Enfermeira é a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 na Bahia

Foto: Itana Alencar/G1 Bahia

Em cerimônia simbólica que marcou início da vacinação contra o coronavírus no estado da Bahia, nesta terça-feira (19), realizada no santuário das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), em Salvador, a enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinho, de 53 anos se tornou a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19. Ela trabalha no Hospital Couto Maia, na linha de frente no combate à pandemia. De acordo com informações do G1, além da enfermeira, foram imunizados nesta manhã, na capital baiana, uma idosa de 83 anos, uma indígena e um médico do Samu.


Tags:
19 de janeiro de 2021
Chapada Diamantina

Ibicoara: Veículo Oficial da prefeitura é flagrado sendo usado irregularmente, Prefeito emite nota sobre o caso

Informe Barra

Um caminhão da prefeitura de Ibicoara foi flagrado no último sábado (16), sendo usado por servidor público de forma irregular. Nas imagens, o veículo é flagrado sendo carregado com caixas de bebidas de uma distribuidora a serviço de terceiros. O caso ganhou grande repercussão nas redes sociais e o prefeito de Ibicoara, Gilmadson Melo, falou sobre o fato.

“Quero deixar claro para a população ibicoarense que não compactuo com tal prática, pois isto fere os interesses públicos.  Agora ciente dessa situação adotei as medidas cabíveis para evitar que tal prática se repita em minha gestão, e já adverti a todos os colaboradores envolvidos, que condutas dessa natureza não serão toleradas em hipótese alguma. Assumi com todos vocês o compromisso de fazer uma gestão transparente e séria como é o meu perfil. Por isso aqui estou expondo tal fato e esclarecendo que não era do meu conhecimento até o dia de ontem, e que jamais irei encobrir ocorrências como essa ou de qualquer outra natureza que estejam em desacordo com o princípio da minha gestão, que é a honestidade sempre.  Não tolero, e não irei aceitar nenhum tipo de ato ilícito em qualquer esfera do nosso governo.  Aproveito a oportunidade e deixo em aberto para que qualquer pessoa que veja ou saiba de algum ato indevido que tenha sido praticado em nossa gestão, para que traga ao meu conhecimento, e conto com o apoio e suporte de vocês para colocarmos o nosso município nos trilhos. Desde já, agradeço a compreensão e apoio de cada um que acreditou que o meu governo seria diferente. E garanto: será diferente!”, disse o prefeito.

Casa Nova


19 de janeiro de 2021
Notícias

Gasolina terá aumento de 7,6% a partir da terça (19)

P

O preço médio do litro da gasolina vendida pela Petrobras em suas refinarias vai passar de R$ 1,84 para R$ 1,98, a partir desta terça-feira (19).  “Os preços praticados pela Petrobras têm como referência os preços de paridade de importação e, desta maneira, acompanham as variações do valor do produto no mercado internacional e da taxa de câmbio, para cima e para baixo”, informou a empresa por meio de sua assessoria de imprensa, acrescentando que, em 2020, o preço médio da gasolina em suas refinarias atingiu mínimo de R$ 0,91 por litro.


Tags:
19 de janeiro de 2021
Bahia

Ituaçu registra 09 casos ativos da Covid-19


Tags: