INFORMEBARRA » As notícias da Chapada e Região estão aqui!
irradiar energia SUPER L Mundo Animal Barra venc dia 04 Rural Shop por ano
conscientização
Adab realiza campanha de prevenção contra peste suína clássica

A Bahia é considerada zona livre de Peste Suína Clássica (PSC). Mas, recentemente, alguns estados nordestinos registraram casos da doença. Para proteger o […]

Educação
MEC prepara material para explicar nova política de alfabetização

O Ministério da Educação (MEC) está finalizando um caderno que explicará as diretrizes, os princípios e os objetivos da Política Nacional de Alfabetização […]

Capturado
Barraestivense que matou ex-esposa e mais uma pessoa no Povoado de Cachoeirinha é preso

Após incessantes buscas, a Polícia Militar conseguiu capturar Edvan Santos da Silva, que matou a ex-esposa, Itamara Santos Caires e Iranildo Ribeiro Santos […]

Segunda morte
Jovem baleado durante feminicídio em Barra da Estiva não resiste e morre

O jovem de 19 anos, Iranildo Ribeiro Santos, não resistiu aos ferimentos e faleceu a caminho do Hospital de Vitória da Conquista, para […]

Nei do Adubo Atual Casa Nova banner atual Banner da Farma Vip atualizado Susy Zanfreta Banner atual com mais tempo de transição
20-04-2019 » Vítima de Massacre na Escola de Suzano, garoto natural de Maetinga poderá realizar o sonho de entrar no estádio com jogadores do Corinthians na grande final deste domingo 20-04-2019 » Adab realiza campanha de prevenção contra peste suína clássica 20-04-2019 » MEC prepara material para explicar nova política de alfabetização 20-04-2019 » Barraestivense que matou ex-esposa e mais uma pessoa no Povoado de Cachoeirinha é preso 18-04-2019 » Jovem baleado durante feminicídio em Barra da Estiva não resiste e morre
20 abril 2019

Vítima de Massacre na Escola de Suzano, garoto natural de Maetinga poderá realizar o sonho de entrar no estádio com jogadores do Corinthians na grande final deste domingo

Foto e fonte: Destaquebahia

Depois de ter ficado 22 dias internado, após ter sofrido graves ferimentos durante o ataque ocorrido na Escola de Suzano, interior de São Paulo, no dia 13 de março deste ano, onde foram contabilizados 10 mortes e 11 feridos, o garoto Anderson, natural de Maetinga / Ba, poderá realizar um grande sonho neste domingo (21) –  entrar no estádio com os jogadores do Corinthians.
A possibilidade foi confirmada por seu pai,  Rogério Ferraz. Em contato com nossa reportagem, Rogério disse que só está sendo aguardado o laudo médico a ser emitido pelo Hospital, atestando, ou não, as suas condições de saúde para participar do evento. Mas, ainda de acordo com Rogério, a diretoria do Corinthians se colocou a disposição e, caso não seja possível no jogo de domingo, assim que tiver a autorização da equipe médica que acompanha a recuperação de Anderson, o seu sonho será realizado na primeira oportunidade de um jogo da equipe principal.
Rogério disse que o seu filho Anderson está muito feliz e, mesmo ainda não tendo superado por completo os momentos que vivenciou na escola, com essa atitude da diretoria do Corinthians, o seu filho terá ainda mais motivos para seguir em frente.
Anderson, depois de ter passado por cirurgia, fez uma campanha nas suas redes sociais atraindo novos doares de sangue para o Hospital onde estava internado, o resultado foi muito positivo, e sabendo o time do coração de Anderson, a equipe do banco de sangue procurou o clube, contou a história do garoto para a diretoria, que se sensibilizou e se colocou a disposição para concretizar o seu sonho.

20 abril 2019

Adab realiza campanha de prevenção contra peste suína clássica

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A Bahia é considerada zona livre de Peste Suína Clássica (PSC). Mas, recentemente, alguns estados nordestinos registraram casos da doença. Para proteger o rebanho e evitar que o vírus entre na Bahia, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) realiza uma campanha de conscientização junto aos criadores. As fiscalizações estão sendo realizadas em todo estado, principalmente em criatórios de subsistência, com campanhas educativas.   “Com os focos recentes no Ceará e no Piauí, nós intensificamos nossas ações de vigilâncias móveis nas regiões de divisa. Também capacitamos o pessoal dos postos de fiscalização e tivemos mais ação de vigilância ativa em toda a região. Nós fazemos sorologia semestral nos municípios que fazem divisa com o Piauí, além de sorologia anual no estado todo para continuar mostrando às organizações internacionais que a Bahia é livre de PSC”, explica o diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Rui Leal. Doença viral que acomete suínos domésticos e javalis, a PSC é altamente contagiosa entre os animais, mas sem risco de contaminação a humanos através da carne. Os sintomas são febre alta, conjuntivite, lesões avermelhadas na pele dos animais (hemorrágicas), principalmente nas extremidades do corpo. Ela provoca alta mortalidade, falta de apetite, fraqueza e a tendência de se amontoar.  O vírus é transmitido pelo contato direto com animais doentes; por pessoas, utensílios, veículos, roupas, instrumentos e agulhas com o vírus; por restos de alimentos mal conservados; ou da mãe para o filhote, ainda na placenta.

Tags:
20 abril 2019

MEC prepara material para explicar nova política de alfabetização

Foto: Informe Barra

O Ministério da Educação (MEC) está finalizando um caderno que explicará as diretrizes, os princípios e os objetivos da Política Nacional de Alfabetização (PNA). A intenção é que as escolas passem a alfabetizar as crianças no primeiro ano do ensino fundamental, ou seja, geralmente aos 6 anos de idade.

A orientação está em decreto publicado no último dia 11 no Diário Oficial da União. A política prevê ajuda financeira e assistência técnica da União para os municípios que aderirem ao programa, a elaboração de materiais didático-pedagógicos para serem usados nas escolas e o aumento da participação das famílias no processo de alfabetização dos estudantes.

A ênfase da alfabetização no primeiro ano é uma das novidades. Em 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define o mínimo que os estudantes devem aprender a cada etapa de ensino, estipulou que as crianças fossem alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental, ou seja, geralmente aos 7 anos.

Leia mais »

Tags:
20 abril 2019

Barraestivense que matou ex-esposa e mais uma pessoa no Povoado de Cachoeirinha é preso

Após incessantes buscas, a Polícia Militar conseguiu capturar Edvan Santos da Silva, que matou a ex-esposa, Itamara Santos Caires e Iranildo Ribeiro Santos (Veja a matéria) no povoado de Cachoeirinha em Barra da Estiva na última quinta-feira (18).
Edvan foi capturado no município de Ituaçu na noite de ontem (19), ele estava em fuga quando caiu em um buraco de mais de 10 metros de profundidade e foi alcançado pela polícia e preso, populares que ouviram os gritos de Edvan pedindo socorro foi quem acionaram a guarnição da pm que já realizada buscas na localidade. A princípio Edvan foi encaminhado ao hospital e, posteriormente, foi levado para a Coordenadoria de Policia Civil de Brumado, onde se encontra a disposição da justiça uma outra pessoa de prenome Aliomar também foi preso, o mesmo teria dado guarida ao fugitivo no dia do crime que abalou a população local e teve repercussão regional. As diligências que culminaram na prisão de Edvan contou com o apoio da PM, Polícia Civil e Cipe.

18 abril 2019

Jovem baleado durante feminicídio em Barra da Estiva não resiste e morre

Jovem não resistiu aos ferimentos.

O jovem de 19 anos, Iranildo Ribeiro Santos, não resistiu aos ferimentos e faleceu a caminho do Hospital de Vitória da Conquista, para onde estava sendo transferido. Ele foi baleado nesta quinta-feira (18), por Edvan Santos, o qual matou a ex-esposa, Itamara Santos Caires (veja a matéria), o crime aconteceu no Povoado de Cachoeirinha, município de Barra da Estiva. Iranildo foi baleado na cabeça, no tórax e braço. Maria Santana, que também foi baleada na cabeça, segue no hospital, seu estado de saúde não foi divulgado.

18 abril 2019

CIPPA Lençóis averigua desmatamentos irregulares e resgata animais silvestres em Ibicoara

Foto: Divulgação CIPPA Lençóis

Uma Guarnição da CIPPA Lençóis realizando ronda sno município de Ibicoara visando manter a integridade natural da Chapada Diamantina, verificou algumas irregularidades na zona rural do município. De acordo a polícia, foi identificado um desmatamento irregular na comunidade de Vânia. Também foram resgatados pela equipe 10 aves silvestres que eram mantidas em cativeiro, sendo devolvidas a seu habitat natural.

18 abril 2019

Comunidades católicas de Barra da Estiva se reúnem para discutir o Tema da Campanha da Fraternidade 2019

Foto: Informe Barra

As comunidades Nossa Senhora Aparecida do Rio preto, Santa Edviges do Ponto da Pedra, Nossa Senhora de Fátima da Prata, São José do Brejão e Santa Teresinha do Menino Jesus do Paraguaçu se reuniram na noite da ultima terça-feira dia (16), para discutir o Tema da Campanha da Fraternidade 2019, proposto pela Igreja Católica no Brasil. Com o tema: Fraternidade e Políticas Públicas, e com o lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça”,(Is 1,27). Foram discutidas questões relevantes sobre implantação de políticas públicas para o município, na área da saúde, educação, infraestrutura e segurança pública. Foram convidados os poderes judiciário, legislativo e executivo, porém não houve nenhum representante dessas áreas para participar do debate. Sendo assim, será elaborado pelas comunidades os projetos com as questões que foram elaboradas, para posteriormente serem apresentadas ao poder público.

18 abril 2019

Homicídio ocorrido em Barra da Estiva teria sido motivado por ciúmes; vítimas são identificadas

Foto: Informe Barra

Foi identificada a vítima de um crime brutal ocorrido na manhã desta quinta-feira (18) no Povoado da Cachoeirinha, e que abalou toda a população de Barra da Estiva. De acordo informações obtidas pelo Informe Barra, um homem identificado como Edvan Santos da Silva, ex-companheiro da vítima, Itamara Santos Caires, teria invadido sua residência e disparado tiros contra a pessoa de Maria Santana Santos, mãe da vítima, e Iranildo Ribeiro Santos. Ainda segundo informações, em Seguida, Edvan levou Itamara para fora da residência e disparou vários tiros em sua direção. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

O crime, segundo a polícia, foi motivado por ciúmes e diligências estão sendo realizadas em busca do autor.

Maria e Iranildo foram socorridos e se encontram internados no Hospital Suzy Zanfreta e aguardam transferência para Vitória da Conquista. O Departamento de Polícia Técnica se encaminha para o local para realizar o levantamento do corpo.

18 abril 2019

Homem mata mulher grávida e fere mais duas pessoas em Barra da Estiva

Foto: Informe Barra

Informações preliminares dão conta de que uma mulher grávida foi morta a tiros em Barra da Estiva, na manhã de hoje (18). Ainda segundo informações, o autor do crime chegou a ferir mais duas pessoas e se encontra foragido. Ainda não há informagção sobre qual a motivação do crime e a polícia realiza diligências relativas ao caso.

Mais informações sobre o caso a qualquer momento

18 abril 2019

Petrobras reajusta em R$ 0,10 litro do diesel nas refinarias

Foto: Divulgação

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, anunciou aumento de R$ 0,10 por litro de diesel nas refinarias. Segundo ele, a política de preços da estatal acompanhará a variação do combustível no mercado internacional, mas a periodicidade dos reajustes não será imediata. O valor do diesel subirá dos atuais R$ 2,14 para R$ 2,24, em média, nos 35 pontos de distribuição no país.

Castello Branco anunciou o reajuste em entrevista à imprensa às 18h50 desta quarta-feira (17), na sede da companhia, no centro do Rio. Ele afirmou que nem o presidente Jair Bolsonaro sabia com antecedência do reajuste.

“Eu confio muito no presidente Bolsonaro. Não houve interferência, por mínima que seja. Não sofri interferência nenhuma, zero”, garantiu Castello Branco.

Ele reiterou não ter havido qualquer ingerência do Executivo no adiamento do reajuste do diesel, que chegou a ser anunciado na semana passada, mas depois a companhia adiou o aumento. 

Leia mais »

Tags:

Banner cafe original Lj segurança - 200 Planejar Barra da Estiva Taisan Auto Banner novo da lider
AQUIVO INFORMEBARRA
Todos os direitos reservados à informebarra.com.br