INFORMEBARRA » As notícias da Chapada e Região estão aqui!
irradiar energia SUPER L Mundo Animal Barra venc dia 04 Rural Shop por ano
Veja o vídeo
Brumadense com doença rara precisa urgentemente de ajuda; veja a reportagem

Naiara de 11 anos é portadora de uma doença rara e seu tratamento depende de uma medicação que custa caro. Para que a […]

Homicídio
Brumado: Homem é morto a tiros no bairro Dr. Juracy

Um homem identificado como Marcelo dos Santos, de 40 anos, foi morto a tiros na manhã desta terça-feira, no bairro Dr. Juracy em […]

Ação Social
Prefeitura de Ibicoara disponibiliza advogados para atendimento jurídico da população em áreas específicas

A Prefeitura de Ibicoara deu início a um projeto para que a população de baixa renda possa contar com assessoria jurídica em casos […]

Agricultura
Governo federal aprova registro de mais 31 agrotóxicos, somando 169 no ano

O Ministério da Agricultura formalizou nesta terça-feira (21) o registro de mais 31 agrotóxicos. No ano todo, já são 169 produtos autorizados. O […]

Banner Atacadão das Portas Nei do Adubo Atual Casa Nova banner atual Banner da Farma Vip atualizado Susy Zanfreta Banner atual com mais tempo de transição
21-05-2019 » Brumadense com doença rara precisa urgentemente de ajuda; veja a reportagem 21-05-2019 » Brumado: Homem é morto a tiros no bairro Dr. Juracy 21-05-2019 » Prefeitura de Ibicoara disponibiliza advogados para atendimento jurídico da população em áreas específicas 21-05-2019 » Governo federal aprova registro de mais 31 agrotóxicos, somando 169 no ano 21-05-2019 » Iniciada matrícula do pré-vestibular Universidade Para Todos
21 maio 2019

Brumadense com doença rara precisa urgentemente de ajuda; veja a reportagem

Naiara de 11 anos é portadora de uma doença rara e seu tratamento depende de uma medicação que custa caro. Para que a família possa ter condições de comprar os medicamentos, no valor de R$ 16 mil, populares têm se mobilizado; veja a reportagem e colabore.

Tags:
21 maio 2019

Brumado: Homem é morto a tiros no bairro Dr. Juracy

Foto: Informe Barra

Um homem identificado como Marcelo dos Santos, de 40 anos, foi morto a tiros na manhã desta terça-feira, no bairro Dr. Juracy em Brumado. De acordo informações obtidas pelo Informe Barra, o crime ocorreu na rua Rua Maria Quitéria e a vítima já possuía antecedentes criminais. A Polícia Militar, Polícia Civil e Departamento de Polícia Técnica estão no local realizando os procedimentos cabíveis. Ainda não há informações sobre a autoria ou motivação do crime. Mais informações a qualquer momento.

21 maio 2019

Prefeitura de Ibicoara disponibiliza advogados para atendimento jurídico da população em áreas específicas

Foto: Informe Barra

A Prefeitura de Ibicoara deu início a um projeto para que a população de baixa renda possa contar com assessoria jurídica em casos específicos. O projeto prevê que uma vez por mês, os advogados Dr. Jorge de Oliveira Dantas e Drª. Bianca Marques realizem atendimentos para auxiliar a população em áreas como; Previdência social, aposentadoria Rural e por idade, auxílio Maternidade, auxílio Doença, BPC (benéfico de prestação continuada). Os atendimentos serão realizados na Secretara de Ação Social e podem ser agendadas com a Secretária Elisangela.

21 maio 2019

Governo federal aprova registro de mais 31 agrotóxicos, somando 169 no ano

Foto: Agência Brasil

O Ministério da Agricultura formalizou nesta terça-feira (21) o registro de mais 31 agrotóxicos. No ano todo, já são 169 produtos autorizados.

O número de defensivos aprovados no Brasil vem crescendo significativamente nos últimos três anos, fato que preocupa ambientalistas e profissionais da saúde. Em 2015, foram 139. Em 2018, 450.

O registro de um agrotóxico é feito pelo Ministério da Agricultura (Mapa), que verifica a eficiência no combate a pragas e doenças no campo. Mas o registro só é concedido quando o produto também é autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que avalia os riscos à saúde, e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que analisa os perigos ambientais. Sem o aval dos três órgãos, ele não é liberado.

Segundo o Ministério da Agricultura, o aumento da velocidade dos registros se deve a ganhos de eficiência possibilitados por “medidas desburocratizantes” implementadas nos três órgãos nos últimos anos, em especial na Anvisa. A agência confirma esforços para diminuir a fila de produtos em análise.

Leia mais »

21 maio 2019

Iniciada matrícula do pré-vestibular Universidade Para Todos

Foto: Reprodução

A matrícula para o cursinho pré-vestibular Universidade para Todos começa nesta terça-feira (21) e segue até sexta (24), no local e turno para os quais o aluno optou para cursar. O programa é ofertado pela Secretaria da Educação do Estado, em parceria com as universidades estaduais (Uneb, Uesc, Uefs e Uesb), e tem como objetivo o fortalecimento da política de acesso à Educação Superior. Neste ano, foram inscritos 32.711 estudantes de todo o estado, para as 11.505 vagas ofertadas. As aulas irão começar no dia 27 de maio e seguem até dezembro.

No ato da matrícula, o estudante classificado deverá apresentar os documentos expressos no edital, dentre os quais os documentos pessoais e os históricos escolares do Fundamental II e do Ensino Médio. Além das aulas, os alunos têm acesso aos projetos complementares, como seminários, oficinas, simulados, revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e orientação vocacional. Para os cursistas da Uneb e Uesb, que obtiverem frequência superior a 75% nas aulas, está garantida a isenção da taxa de inscrição no vestibular.

Leia mais »

20 maio 2019

Polícia Militar amplia segurança na Chapada Diamantina com instalação de mais duas unidades

Foto: Divulgação SSP

A 42ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Lençóis) inaugurou, na última sexta-feira (17), a sede do segundo pelotão da unidade no município de Palmeiras, que contará, a partir de agora, com um policiamento fixo. Outro destacamento será inaugurado no Vale do Capão, local bastante procurado pelos turistas em busca de tranquilidade, no mês de junho.

“Fizemos parcerias com as prefeituras da região, para melhor atender as comunidades, que recebem, durante todo o ano, grande quantidade de visitantes”, disse o comandante do Policiamento Regional da Chapada, coronel Valter Araújo, ao garantir que, “agora, teremos um efetivo da 42ª CIPM fixo nessas localidades”.

Ainda segundo ele, as novas instalações trarão mais sensação de segurança à população. “Além disso, os novos equipamentos permitirão mais conforto aos policiais no cumprimento de suas missões”, acrescentou.

20 maio 2019

Educadora Daniela Dias desenvolve Projeto Parceiros da Alfabetização em Tanhaçu

Foto: Informe Barra

Durante visita ao Centro Educacional de Laços no município de Tanhaçu, o Procurador da República na Bahia, Dr. André Sampaio conheceu o Projeto Parceiros da Alfabetização desenvolvido pela educadora Daniela Dias, apadrinhou o Projeto e o mesmo ganha visibilidade e reconhecimento durante Audiência Pública.

O Projeto Parceiros da Alfabetização é fruto de uma conversa com a direção do Centro Educacional de Laços, com uma proposta simples, porém com objetivos grandiosos: Alfabetizar e letrar educandos que durante seu percurso pelos trilhos da alfabetização encontraram algum tipo de dificuldade no desenvolvimento, aquisição e domínio da leitura e escrita.

Professora do Ensino Fundamental II e sempre atenta, a inquietou o fato de alguns alunos apresentarem dificuldades nos Eixos: Leitura e Escrita. Vale ressaltar que esta não é uma dificuldade local, municipal ou regional. Infelizmente trata-se de uma questão de âmbito nacional.

A partir destas inquietações e do desejo de contribuir de alguma forma para ajudar a transformar esta realidade, levou ao conhecimento da direção e coordenação a intenção em aplicar um Projeto de Intervenção com o objetivo de despertar o interesse desses educandos no desenvolvimento da linguagem oral e escrita, e foi além, pospôs alfabetizar voluntariamente 10 (dez) crianças da Escola Clemente Mariane. São alunos do 2° ao 5º ano que estudam regularmente durante o turno matutino e no turno oposto participam do Projeto.

Leia mais »

20 maio 2019

CAPS de Ibicoara realiza passeata do movimento Luta Antimanicomial; veja o vídeo

Foto: Divulgação

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos. Em Ibicoara, foi realizada no dia 18, uma passeata realizada pelo CAPS em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde, para conscientizar e reforçar o combate a ideia de tratamentos humanizados a pessoas com necessidades de tratamento especializado.

Dia nacional da luta antimanicomial em Ibicoara-Ba!!

Posted by Cristiano Aguiar Santana Santana on Saturday, May 18, 2019

Tags:
20 maio 2019

Barra da Estiva: Confira a grade completa de atrações para o 31º São João Quente na Terra do Frio

Foram divulgadas as atrações que farão parte do 31º São João Quente na Terra do Frio, edição de 2019. A festa junina de tradição e referência em toda região contará com uma grade completa de bandas e apresentações de grandes nomes da musica. O evento acontecerá do dia 21 a 24 de Junho com apresentações de quadrilhas e bandas regionais.

20 maio 2019

Estudantes de Itaetê fazem passeata contra o abuso e exploração sexual infanto-juvenil

O abuso sexual contra crianças e adolescentes é um problema de saúde pública. Pensando nisso, a Prefeitura de Itaetê, na Chapada Diamantina, promove ações preventivas em vários setores do órgão. Nesta sexta-feira (17), alunos das escolas Alfredo Pereira e Presidente Médici, em parceria com o Conselho Tutelar, o Centro de Referência de Assistência Social(CRAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDA), foram às ruas para alertar a população sobre o assunto. Com faixas informativas, a passeata percorreu as ruas do centro da cidade e finalizou com apresentações dos estudantes. “A ação foi uma parceria com todos os órgãos da prefeitura. Durante toda a semana, as escolas trabalharam o tema exploração e abuso sexual com os alunos e hoje fizeram a culminância”, explicou o secretário de educação de Itaetê, Mariomar Cruz. Segundo o presidente do Conselho Tutelar da cidade, Paulo Ricardo, a cidade já registrou mais de dez casos de abusos.

“Quando acontece esses tipo de casos, a população ou a família da vítima aciona a gente e abrimos uma investigação. O primeiro passo é acolher a criança e fazer busca e apreensão do suspeito”, disse. Durante a semana, profissionais do CRAS realizam palestras nas escolas. O psicólogo Rogério Santos falou que o trabalho da equipe é alertar para o combate ao crime. “O nosso papel é garantir que crianças e adolescentes tenham sua sexualidade protegida”,afirmou.

Tags:

Banner cafe original Planejar Barra da Estiva Taisan Auto Banner novo da lider
AQUIVO INFORMEBARRA
Todos os direitos reservados à informebarra.com.br