Nenhum banner cadastrado no momento

»
»
Vídeos
Prefeito de Tanhaçu decreta fechamento do mercado municipal e causa revolta nos comerciantes; veja a reportagem
»
»
Vídeos
Veja o vídeo: Cerimônia de Posse dos vereadores, prefeito e vice em Barra da Estiva
»
»
Vídeos
Autor de feminicídio em Brumado é transferido para presídio em Conquista; veja o vídeo
»
»
Vídeos
BRUMADO: CARRO DE EX-VEREADOR É ALVEJADO COM VÁRIOS TIROS EM TENTATIVA DE HOMICÍDIO, VEJA O VÍDEO
ALBA JUNHO
Casa Nova banner atual

10 de junho de 2021
Chapada Diamantina

Cooperativa de Itaberaba dá início à colheita de abacaxi que promete ser a maior dos últimos 5 anos

A largada para a colheita da safra 2021 de abacaxi pérola já foi dada por agricultores familiares da Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba (Coopaita) e a expectativa é que seja a maior dos últimos 5 anos.  

No ano passado, foram 2,9 milhões de plantas induzidas, que receberam tratamento de indução floral. Neste ano, foram 3,5 milhões, com previsão de colher 80% desse volume para comércio in natura. Um aumento de 15% na produção.  

O resultado da colheita promissora vem do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) prestada aos agricultores ligados à cooperativa pelo Bahia Produtiva, projeto do Governo do Estado. O projeto está investindo R$2 milhões na Coopaita.  

Continue lendo…


10 de junho de 2021
Ituaçu

Agricultores familiares de Ituaçu vão contar com unidade de processamento de derivados de mandioca

As obras da construção da Unidade de Processamento de Derivados de Mandioca, da Associação dos Produtores Rurais do Guigó, no município de Ituaçu, seguem a todo vapor. A comunidade está na expectativa para a inauguração da agroindústria, construída pelo Governo do Estado, que vai melhorar a renda de 60 famílias diretamente, com a venda de bolos, biscoitos, entre outros quitutes que serão produzidos na unidade.
A obra civil já está em fase final, e será entregue ainda este ano.

O investimento, de R$460,9 mil, está sendo realizado por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.
A Assistente Comunitária Rural (ACR), Marcia Barbosa Teixeira, do Bahia Produtiva, conta que algumas pessoas produzem a tapioca individualmente: “Com a agroindústria pretendemos expandir  juntos a produção para vender em mercados e participar de compras públicas, por exemplo”.

A Associação dos Produtores Rurais do Guigó também foi contemplada com 20 barracas de feira, para organizar a venda de produtos nas feiras livres, equipamentos de escritório para auxiliar a gestão, veículo utilitário para transportar os produtos e a contratação de uma Assistente Comunitária Rural (ACR), que presta assistência à comunidade junto aos profissionais de assistência técnica e extensão rural (Ater). Ainda está prevista a entrega máquinas e equipamentos como despolpadeira de frutas, forno e fogão industrial, mesa para processamento dos produtos e balança para pesagem.


10 de junho de 2021
Notícias

Regularização Fundiária continua acontecendo em Ibicoara, saiba como fazer a sua


Estão sendo registrados 60 títulos de Legitimação Fundiária de imóveis urbanos para moradores do Distrito de Cascavel e Município de Ibicoara. O procedimento de regularização fundiária dos imóveis urbanos do Município de Ibicoara, foi iniciado na gestão do Prefeito Haroldo Aguiar com a demarcação urbanística Municipal, e será continuado na gestão do Prefeito Gilmadson Cruz de Melo, conforme informado pelo Registro de Imóveis de Barra da Estiva-BA.
“O procedimento da regularização fundiária pelo Município e/ou processo de usucapião extrajudicial, de forma pacífica e sem impugnação de terceiros, no Registro de Imóveis, são essenciais para a regularização do imóvel, a segurança a jurídica, a moradia e obtenção de crédito imobiliário, concretizando direitos da cidadania” , destaca Leticia Borges de Melo Cordeiro, Oficial Titular do Registro de Imóveis de Barra da Estiva-BA.

Continue lendo…


9 de junho de 2021
Notícias

Brumado: fala de vereador é considerada machista e gera repercussão e reações de vereadoras citadas

Um áudio atribuído ao vereador Rubens Araújo repercutiu em aplicativos de conversas e gerou reações por parte das vereadoras Lia Teixeira e Verimar Dias. No áudio uma das vereadoras é chamada de “amarela e falsa”. Confira a reportagem realizada pelo jornalista Fabiano Neves.


Tags:
9 de junho de 2021
Notícias

Bahia também é alvo de Operação contra pornografia infantil realizada no Brasil e mais 5 países

A Polícia Civil da Bahia apresenta, nesta quarta-feira (9), os resultados da Operação ‘Luz na Infância 8’.
A ação faz parte de uma mobilização nacional para combater crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet e foi articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

Na Operação Luz na Infância 8, a Polícia Civil da Bahia está cumprindo três mandados de busca e apreensão no estado.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Brasil e em mais cinco países: Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Panamá e Equador.

Houve a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Homeland Security Investigations (HSI), que ofereceu cursos, compartilhamento de boas práticas e capacitações.


Tags:
8 de junho de 2021
Barra da Estiva

Garantia Safra já pode ser sacado, informa Secretário de Agricultura e Pecuária de Barra da Estiva, veja o vídeo

O pagamento do garantia safra 2019/2020 já está disponível, mais de 280 mil reais injetado na economia local e mais de 300 famílias beneficiadas.
Os recursos podem ser retirados na Caixa ou Casa Lotérica, veja o vídeo do Secretário de Agricultura e Pecuária, Adílio Ribeiro.


8 de junho de 2021
Notícias

Governo do Estado mantém toque de recolher e proibição da venda de bebida alcoólica no fim de semana

O Governo do Estado decidiu prorrogar a restrição da locomoção noturna de pessoas das 21h às 5h, em toda a Bahia, até 15 de junho. Nos municípios localizados nas regiões da Chapada Diamantina, Oeste, Irecê, Jacobina, Sudoeste e Extremo-Sul, o toque de recolher vale das 20h às 5h. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (8).

Continue lendo…


Tags:
7 de junho de 2021
Chapada Diamantina

Polícia descobre e apreende plantação de Maconha em Rio de Contas

Após denúncia anônima de que havia uma plantação de maconha em um sítio, Policiais Militares de serviço no DPM de Rio de Contas com apoio da guarnição PETO da 46ª CIPM seguiram no sábado (05/06) até o Brejo, zona rural às margens da Barragem do Rio Brumado em Rio de Contas, Chapada Diamantina. Após uma extensa caminhada no matagal, os Policiais Militares encontraram 07 (sete) pés de uma erva análoga à maconha e vários vasos preparados para receberem mudas.

No momento da apreensão, ninguém foi encontrado no local, entretanto, os policiais receberam a informação que a plantação pertence a F. V. S, contumaz na prática de tráfico ilícito de drogas e desmatamento ambiental.
Todos os pés de maconha foram arrancados pelos policiais militares e apresentados à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora e lavrado o BO de N° 798/2021 – Rio de Contas.

PMBA, UMA FORÇA A SERVIÇO DO CIDADÃO.
46ª CIPM, braços fortes, mãos amigas.

FONTE: 3º Pel/ Rio de Contas e PETO 46ª CIPM.


7 de junho de 2021
Notícias

Prefeito de Ituaçu declara apoio a Jaques Wagner (PT) para Governador da Bahia

Foto: Informe Barra

O prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito, declarou estar “fechado” com Jaques Wagner para governador da Bahia. A declaração foi feita durante visita do governador Rui Costa ao município na última sexta-feira (04). Wagner (PT) é dado como certo a disputar o governo do Estado contra ACM Neto, que também já declarou pré-candidatura. Outros concorrentes também surgirão, mas este são os nomes mais fortes para a próxima disputa eleitoral.


7 de junho de 2021
Notícias

Barra da Estiva registra mais um óbito e sobe para 19 o número de mortes por Covid

No último domingo (06), a Secretaria de Saúde de Barra da Estiva Estiva divulgou mais uma morte por Covid-19, um idoso de 86 anos. No total, 19 pessoas já faleceram por complicações da Covid-19 no município e 8 se encontram hospitalizadas.