Nenhum banner cadastrado no momento
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu dois homens por uso de documento falso em Itaberaba. Os flagrantes foram registrados no Km 225 da BR 242, região da Chapada Diamantina. A primeira ação foi registrada por volta das 12h de terça-feira (02), quando os agentes abordaram um veículo de carga e, durante a fiscalização, constataram através dos sistemas que o caminhão possuí uma restrição judicial, o que impediria o possuidor ou proprietário de circular com o veículo. Na abordagem, o condutor de 57 anos apresentou um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) com indícios de falsificação. Aos policiais, ele relatou que é apenas funcionário da empresa proprietária da carreta e informou desconhecer a irregularidade apresentada. Já na manhã de quarta-feira (03), os PRFs abordaram um Kia/Cerato, conduzido por um homem de 21 anos. Na fiscalização detalhada, o motorista apresentou uma CNH com sinais de falsificação, inclusive, estava com os dados de outra pessoa. Posteriormente, os policiais descobriram que o homem possuía em seu desfavor um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo qualificado, praticado no estado da Paraíba. Ele tentava ludibriar as fiscalizações apresentando um documento ilícito, no entanto foi descoberto e preso pela equipe. Diante dos fatos, as ocorrências foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Judiciária local para adoção das medidas cabíveis.
A Prefeitura Municipal de Mucugê, por determinação da prefeita Ana Medrado (DEM), a “Dona Ana”, demoliu dezenas de casas construídas por famílias carentes do município. De acordo com relato de moradores, a ação foi realizada com retroescavadeiras e apoio de funcionários da prefeitura. Relataram, ainda, que não lhes foi apresentada ordem judicial e outros alegam não terem sido notificados sobre as demolições. “13 famílias foram desabrigadas e sem nenhum lugar pra onde ir. Pessoal que deu moradia. Tem gente que ficou na oficina porque não tem pra onde ir no momento”, disse um morador ao Informe Barra. Outro municípie relatou: “Fora os muros que derrubaram, a casa da minha mãe também tentaram derrubar e eu cheguei a tempo, com advogado, e abri um processo contra a prefeitura”. A reportagem do Informe Barra tentou contato com a prefeitura para saber sobre ação, mas não obteve êxito. O Informa Barra deixa o espaço aberto para que a administração municipal possa se manifestar sobre o fato.
Moradores da comunidade Paraguaçu, povoado que fica na divisa entre Ibicoara e Barra da Estiva, temem que o uso indiscriminado das águas do rio Paraguaçu possa trazer prejuízo a comunidade. Em relato enviado a redação do Informe Barra, moradores do povoado informaram que uma grande empresa do Ramo Agrícola, sediada no distrito de Cascavel, perfuraram vários poços artesianos para execução de suas atividades, mas as águas destes poços secaram. Deste modo, estão iniciando a sucção em terras arrendadas na comunidade Paraguaçu, a 1km do limite entre Barra da Estiva e Ibicoara, próximo a nascente do para retirar a água e desviar para as suas lavouras. Ainda de acordo com os moradores do povoado Paraguaçu, a empresa arrendou, menos de 1 hectare de terra, somente para fazer o uso da água do rio. Diante do fato, o povoado teme que o patrimônio que tanto lutaram para preservar venha a ser destruído pelo uso desordenado e cobram da prefeitura e setores responsáveis pelo meio ambiente a fiscalização das atividades da Empresa.
Os moradores procuraram o secretário de Meio Ambiente de Ibicoara na tarde da última segunda-feira (01), cobrando ações junto aos órgãos competentes pra que possam fiscalizar e punir os responsáveis pelo que eles [moradores] consideram ser um verdadeiro crime ambiental.
Nossa reportagem falou com o secretário de Meio Ambiente de Ibicoara, Luan, que confirmou a reunião, mas disse não ser de competência da prefeitura fiscalizar a situação, mas que orientaram os moradores a procurarem o Inema e a Seinfra, já que para passarem com as tubulações a empresa fez uma abertura escavações por baixo da pista.
O governo da Bahia abriu 27 novos leitos neste final de semana , sendo 17 de UTI nos hospitais estaduais em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, e Seabra, na Chapada Diamantina. Neste domingo (28), a Bahia conta com 2.240 leitos ativos dedicados ao atendimento de pacientes com o diagnóstico de coronavírus. Destes, 1.171 são de UTI adulto e pediátrica. No Hospital da Chapada, em Seabra, foram implantados 20 leitos, sendo dez de terapia intensiva e dez clínicos. Com a ampliação, a unidade passa a contar com 40 leitos dedicados a Covid-19, sendo 20 de UTI e 20 de enfermaria.
Na manhã de segunda-feira (22), 10 kg de cocaína foram apreendidos durante ação de fiscalização em Seabra. O flagrante foi registrado por volta das 11h30, quando os PRFs abordaram no KM 408 da BR 242, um Chevrolet/Prisma ocupado por um casal. Durante os procedimentos fiscalizatórios, o condutor afirmou inicialmente que estava se deslocando de Luís Eduardo Magalhães (BA), com destino a Salobra, povoado de Caranara. No entanto, entrou em contradição ao afirmar que teria viajado à São Paulo/SP para levar um primo. Diante das suspeitas, a equipe aprofundou as buscas e, encontrou embaixo do painel do veículo, 4,8 kg de pasta base e 5,2 kg de cocaína já processada, distribuídos em 10 tabletes. O homem confessou que adquiriu o entorpecente em São Paulo (SP) para transportá-lo até Salvador, com passagem por Feira de Santana. Ele foi preso e encaminhado juntamente com a passageira à Delegacia de Polícia Judiciária local onde serão adotadas as medidas cabíveis.
Uma operação conjunta da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra) e da Delegacia Territorial (DT)/Palmeiras, na quinta-feira (18), no povoado de Capão, zona rural de Palmeiras, localizou 150 pés de maconha.As mudas estavam numa residência, usada por dois homens que conseguiram fugir ao perceberem a presença dos policiais. No local, também foram apreendidas sementes de maconha, uma porção da droga pronta para consumo e balança de precisão. O material vai ser periciado e a plantação incinerada. De acordo com o coordenador da 13ª Coorpin/Seabra, delegado Marcus Alessandro Araújo, as diligências continuam, para identificar e localizar responsáveis.
De acordo com a secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Ibicoara, na Chapada Diamantina, um morcego branco foi encontrado pela primeira vez no Parque Natural Municipal do Espalhado (PNME). O animal foi visto após uma expedição para verificar a existência do “animal de aparência exótica”. De acordo com reportagem do Correio da Bahia, o Chefe de Parque, Roberto Nogueira que teve a primeira experiência visual com o mamífero, foi quem conduziu a equipe técnica e até o local onde possivelmente seria encontrado o “morcego albino”. Esteve presente também na “Expedição Morcego Branco”, o Secretário de Meio Ambiente e Turismo – Luã Sampaio, o Diretor de Fiscalização – Narciso Silva, o Subsecretário Cássio Antônio e também fotógrafo que registrou o animal e o Biólogo e Analista Ambiental da Secretaria, Alan Silva Junior. Segundo o analista ambiental do município de Ibicoara, Alan Silva Junior, é provável que o animal seja da espécie diclidurus albus, com hábito insetívoro e solitário, apresenta pelagem branca única, e morcegos com estas características são da família Emballonuridae, também conhecido na América Central como “morcego fantasma” que ocorre do México ao sudeste do Brasil. Em território brasileiro, foi observado na Região Amazônica, no Espírito Santo e na Bahia só tem evidência científica na região de Mata Atlântica na Costa do Cacau.
Nesta terça-feira (16), o motorista de uma carreta ficou ferido depois que o veículo tombou na BR-242, na altura da Serra da Mangabeira, entre os municípios de Seabra e Ibotirama, na Chapa Diamantina. De acordo com informações do G1, o Corpo de Bombeiros informou que, um agente do grupamento, que estava de folga, dirigia atrás da carreta no momento do acidente, viu a situação e realizou socorro. Segundo o Corpo de Bombeiros, o cabo Marcos Mendanha, lotado no 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17°GBM/Barreiras), viu a carreta tombar logo à frente dele. O acidente aconteceu em um trecho de curva. O militar, que estava de folga, parou, sinalizou a via e prestou socorro ao motorista, que não teve a identidade divulgada. Ainda segundo o bombeiro Marcos, a vítima teve apenas ferimentos leves. Ele foi encaminhado para Seabra, para receber atendimento especializado. De acordo com o cabo, o acidente pode ter sido causado pelo balanço da carga, pois a carreta trafegava em baixa velocidade.