Nenhum banner cadastrado no momento
Foragido desde o último dia 07 de fevereiro, Valdevan Silva Oliveira Santos, ‘Delmax’, ex-secretário de obras, transportes e serviços públicos de Ituaçu, se entregou a Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (14), na Delegacia de Furtos e Roubos de Vitória da Conquista. Ele é acusado de ter estuprado uma adolescente de 14 anos. Após conhecimento de familiares, ele evadiu-se da cidade e cartazes com fotos foram espalhados em todo município e internet. Na ocasião, uma recompensa também foi disponibilizada para quem informasse o seu paradeiro. Segundo o delegado titular de Ituaçu, Joildo Souza dos Humildes, Valdevan teria pressionado para se se encontrar pessoalmente com a garota. No local, ele exigiu ter relação sexual com a vítima. Após ter negado ele usou de ameaça e violência para cometer o ato. Valdevan será encaminhado para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista.
A restrição de locomoção noturna será antecipada nas regiões de Guanambi e Brumado a partir desta quarta-feira (14). A permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas ficam proibidos das 19h às 5h, até 19 de abril, em 40 municípios das duas regiões. Além do toque de recolher das 19h às 5h, estão suspensos nos 40 municípios os eventos e as atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, como eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica, até 19 de abril. O decreto com as restrições será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (14). As medidas valem para os municípios de Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Brumado, Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Ibicoara, Ibipitanga, Igaporã, Ituaçu, Iuiu, Jacaraci, Jussiape, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas e Malhada. O decreto também inclui os municípios de Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Pindaí, Riacho de Santana, Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Sebastião Laranjeiras, Tanhaçu, Tanque Novo e Urandi. Nesses 40 municípios, os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares e congêneres deverão encerrar o atendimento presencial às 18h, permitidos os serviços de delivery de alimentação até as 24h. Fica vedada ainda a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, das 18h de 16 de abril até as 5h de 19 de abril. A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio das polícias Militar e Civil, apoiará as gestões municipais para garantir o cumprimento das medidas restritivas adotadas.
O Governo do Estado e prefeituras das regiões de Guanambi e Brumado definiram a restrição da comercialização de bebidas alcoólicas. Em decreto a ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (24), fica estabelecida a medida restritiva para a região de Guanambi no período de 23 de março até as 5h de 05 de abril. Na região de Brumado, a medida terá validade de 23 de março até as 5h de 26 de março. Desta forma, fica vedada a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) nos períodos citados. As ações visam conter aglomerações e avanço da pandemia do coronavírus nas regiões. Os estabelecimentos comerciais deverão isolar seções, corredores e prateleiras nos quais estejam expostas bebidas alcoólicas. As medidas valem para os seguintes municípios da região de Guanambi: Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio De Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi. A região de Brumado inclui os seguintes municípios: Aracatu, Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Brumado, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Guajeru, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada de Pedras, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu.
O prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito, em vídeo publicado na sua rede social, disse que vai construir casa para uma família humilde na zona rural do município, na localidade do Coité.
No dia que saí da casa dela – durante a campanha -, eu cheguei em casa e falei para meu pai que tinha conhecido a família dela, a história deles e… falei pra meu pai: independente do resultado das eleições, vencendo ou não, eu vou voltar lá e vou ver o que posso tá fazendo em relação a casa dela […].
Falei pra ela que vou construir uma casa nova pra ela pra buscar um maior conforto…mas é isso, fico muito feliz de Deus me dá essa oportunidade para fazer o bem.
Veja o vídeo.
Por meio de vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta-feira (17), o prefeito de Ituaçu, Phelipe Brito, alertou a população sobre a necessidade de seguir das medidas de combate a Covid-19, como por exemplo, o uso de máscaras, higienização das mãos. Falou também sobre a atenção que o comércio deve ter com a movimentação dos clientes, ressaltando que os devem ser sempre lembradas as regras, com limitação de acesso, distanciamento e uso de álcool gel. Frisou o avanço da doença em toda a Bahia, a falta de leitos, devendo toda a população estar atenta as restrições.
O Governo do Estado investirá mais de R$ 30 milhões na construção de novas escolas nos municípios de Serrolândia, Ituaçu, Floresta Azul e Presidente Dultra. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou, neste sábado (13), no Diário Oficial (DOE), o resultado da licitação. As novas unidades escolares seguem um novo padrão adotado pelo Estado, com uma ampla infraestrutura que contempla, além das salas de aulas, equipamentos como bibliotecas, laboratórios, quadra coberta, campo de futebol society e auditório. “A construção destas unidades escolares faz parte do programa do Governo do Estado, que prevê a implantação de 60 novas escolas na Bahia, até 2022. É um compromisso do governador Rui Costa e que estamos cumprindo com a requalificação da rede física das nossas escolas, com o objetivo de dotar a rede estadual de ambientes mais atrativos e adequados à aprendizagem dos estudantes”, afirmou o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues.
A Câmara de Vereadores de Ituaçu publicou na última quarta-feira (10), um decreto suspendendo a realização das sessões e o atendimento externo até o dia 31 deste mês como ação de prevenção ao corona vírus.
Fica suspensa a realização das sessões ordinárias e extraordinárias, bem
como, o expediente externo nesta Câmara Municipal de Ituaçu, Bahia, até o dia 31
de março do corrente ano de 2021, obedecendo ao Decreto Estadual nº 20.259, de
28.02.2021.
Clique aqui para acessar o decreto.
O prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito, decretou situação de Emergência no município alegando impactos causados na zona rural por conta da estiagem, no entanto, após o decreto, a população se manifestou mostrando fotos e vídeos de rios cheios, estradas alagadas e declaração de que foi um dos períodos que mais choveu no município, contradizendo o decreto do prefeito.
Uma das vantagens de situação de emergência quando declarado pela prefeitura, é a chance de poder firmar contratos sem precisar realizar licitações (concorrência pública), como fica explicito no próprio decreto da Prefeitura de Ituaçu “Art. 5º Com base no Inciso IV do artigo 24 da Lei nº 8.666 de 21.06.1993, sem prejuízo das restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de cento e oitenta dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre, vedados a prorrogação dos contratos.”
Tentamos contato com o prefeito por telefone mas sem êxito.
Clique aqui para ter acesso ao decreto.
O ex-prefeito do município de Ituaçu, Adalberto Luz, teve as contas do exercício de 2019 aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia ( TCM-BA). A decisão foi publicada nesta terça-feira (02).