Feira Literária de Mucugê homenageará Castro Alves na edição 2019 » INFORMEBARRA
Mundo Animal Barra venc dia 04 Rural Shop por ano
Farmavip novo Casa Nova banner atual Susy Zanfreta Banner atual com mais tempo de transição
24 abril 2019

Feira Literária de Mucugê homenageará Castro Alves na edição 2019

Foto: Divulgação

A edição de 2019 da Feira Literária de Mucugê – Fligê já tem data e escritor homenageado definidos. Nesse ano, a programação será de 15 a 18 de agosto e dedicada ao baiano Castro Alves (1847-1871), “o maior poeta brasileiro, lírico e épico”, como considerava Afrânio Peixoto, o primeiro nome homenageado pela Fligê.

“Homenagear Castro Alves justifica-se por encontrar em sua obra, além do apelo de sua escrita de vida breve e longa existência literária, as diásporas dos navios negreiros da atualidade e as distopias a serem reveladas para que a literatura seja ainda mais necessária para interpretar a realidade social. Com Castro Alves, a literatura é ato de amorosidade e de denúncia social”, explica a professora Ester Figueiredo, responsável pela curadoria.

A partir das letras, a Fligê envolve ouras linguagens artísticas, como o cinema, a música, as artes plásticas e o teatro, em consonância com o tema central, a atualidade e as práticas e vivências sociais, imersas ou não no mundo da leitura.

Desde a primeira edição, em 2016, o objetivo da Fligê é promover atividades relacionadas ao conhecimento, a formação, a produção e a difusão do livro e da literatura brasileira, baiana e regional, proporcionando à população e a visitantes da Chapada Diamantina uma nova experiência literária, envolvendo as escolas públicas da cidade, mobilizando professores, diretores e alunos da rede de ensino.

A programação inclui conferências, rodas de conversa, lançamento de livros, oficinas, leituras performadas, contação de estórias e oferece espaços dedicados à música (shows e concertos), ao cinema (FligêCine), ao público infantil (Fligêzinha) e visita à vila de Igatu (Fligê&Tu), entre outras atividades.

A Fligê é um realização do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), em parceria com o Coletivo Lavra e com o apoio de recursos de emendas parlamentares do orçamento da União.

Informações do Guia da Chapada Diamantina




Banner cafe original Banner novo da lider
AQUIVO INFORMEBARRA
Todos os direitos reservados à informebarra.com.br