Você conhece a eletricidade solar? A Irradiar explica a você » INFORMEBARRA
Mundo Animal Barra venc dia 04
farma vip atualizado Casa Nova banner atual Susy Zanfreta Banner atual com mais tempo de transição
16 julho 2019

Você conhece a eletricidade solar? A Irradiar explica a você

                  

Através do conjunto de equipamentos e com autorização da COELBA, qualquer pessoa pode produzir até 99% da energia que consome em sua casa ou empresa. 
Talvez mesmo não conhecendo, você já fez uso dela pelo menos alguma vez na sua vida e ainda irá fazer muito mais daqui para frente. Afinal, estamos falando de uma energia que está transformando a vida de milhares de pessoas no Brasil e no mundo, que com ela estão economizando muito dinheiro todos os meses.

O Que É Energia Elétrica Solar?

Resumidamente, energia elétrica solar é a energia elétrica gerada através da luz do sol, fonte limpa e renovável, a qual pode ser feita através de duas tecnologias distintas: a Fotovoltaica e a Heliotérmica.
Com funcionamentos totalmente distintos, essas tecnologias conseguem transformar a luz do sol que chega até nós, todos os dias, na energia elétrica que utilizamos para alimentar nossas casas e empresas. Mas, antes de aprofundarmos nessas tecnologias de geração elétrica, é importante saber mais sobre a fonte que elas usam, ou seja, o sol, e os tipos de energia que ele proporciona.

Tipos de Energia Solar

O sol é uma das maiores fontes de energia que nós, seres-humanos, possuímos, enquanto a energia visível se propaga na forma de luz, a energia menor se propaga na forma de calor.
Temos aí, então, as duas formas de radiação de energia provenientes do sol: luz e calor. As tecnologias utilizadas para captar essas duas energias também são distintas, mas possuem características semelhantes que faz com que seja importante conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.

Diferenças Entre a Energia Solar Elétrica e Térmica

Você provavelmente já viu sobre o telhado de alguma casa, aí mesmo no seu bairro, aquelas placas solares, não é mesmo? A tecnologia mais difundida no Brasil, e a que você com certeza já viu, é a dos sistemas de aquecimento solar de água, que utiliza a placa, chamada corretamente de coletor solar térmico, para captar o calor do sol e aquecê-la. Essa água será guardada em um reservatório térmico, chamado boiler, que manterá a sua temperatura até o momento da utilização, similar ao modo como uma garrafa térmica funciona para bebidas. 

O tamanho do reservatório e a área de coletores solares térmicos necessária para o sistema de aquecimento solar variam de acordo à quantidade de água quente utilizada na residência.
A principal diferença dos sistemas térmicos para os sistemas de geração elétrica solar é que, no primeiro, a energia é captada e utilizada de forma direta, enquanto que nos outros a energia, no caso a luz, é captada para depois ser transformada em energia elétrica.

Energia Solar Fotovoltaica

A tecnologia fotovoltaica é conversão direta da luz do sol em energia elétrica através do chamado  efeito fotovoltaico. De maneira simples, as células fotovoltaicas que compõem as placas solares fotovoltaicas, são feitas de um material semicondutor tratado de forma especial que garante a geração elétrica.
No entanto, para que possa ser aproveitada, a energia gerada pelas placas precisa antes passar por um outro aparelho chamado inversor solar, que converte essa energia para as características da nossa rede elétrica.  O painel fotovoltaico deve estar posicionado de forma mais direta a luz do sol possível, porém também aproveita a luz difusa do sol para geração elétrica.
Adquirir um sistema fotovoltaico e gerar a própria energia se tornou a opção favorita de consumidores que querem economizar na conta de luz por mais de 25 anos.

O Que Pode Ser Alimentado Pela Energia Elétrica Solar?

De forma direta: TUDO!

É isso mesmo, a energia elétrica gerada por um desses sistemas de energia solar fotovoltaica pode ser usada para alimentar qualquer aparelho elétrico que você utiliza em sua casa. Seja o simples acender de uma lâmpada ou então dar contar dos “famintos” ar-condicionados, os painéis solares podem suprir todo esse consumo através de uma fonte limpa e gratuita.
Mas como saber quanta energia elétrica solar (placas solares) eu preciso para suprir o consumo de minha casa ou empresa?
Se essa era a sua dúvida, temos a solução aqui mesmo para você, é só nos pedir um orçamento personalizado que calcularemos sem custo para você!

Acesse o nosso site: www.irradiar.com.br
Facebook: Irradiar
Instagram: @Irradiar.energia




Banner novo da lider
AQUIVO INFORMEBARRA
Todos os direitos reservados à informebarra.com.br