Nenhum banner cadastrado no momento
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou o Projeto de Decreto Legislativo nº 2.930/2021, que renova o reconhecimento da ocorrência do estado de calamidade pública em Contendas do Sincorá e outras 25 cidades do estado por causa da pandemia da Covid-19. O texto foi aprovado por unanimidade na sessão extraordinária desta terça-feira (9). Com a medida os decretos foram renovados até o dia 30 de junho. Em estado de calamidade pública o municÃpio pode, dentre outras coisas, parcelar dÃvidas, atrasar ou antecipar execução de gastos e não realizar licitações para determinados serviços.
Uma adolescente de 16 anos de idade, acompanhada da irmã, registrou na delegacia do municÃpio de Contendas do Sincorá boletim de ocorrência contra o prefeito da cidade, Ueliton Valdir Palmeira Souza. Consta no registro policial que a adolescente alega que durante conversa com o gestor, por meio da rede social Facebook, o prefeito teria proferido palavras de baixo calão, mesmo, segundo ela, sem nenhum momento tê-lo desrespeitado . À denúncia foram anexados os print’s da conversa. A PolÃcia Civil investiga o caso. A reportagem do Destaque Bahia tentou contato com o prefeito para falar sobre o assunto, no entanto, até o fechamento desta matéria, ele não respondeu ao contato.
Um grave acidente envolvendo dois caminhões resultou na morte do motorista de um dos veÃculos, identificado como Rafael Matos Moreira, de 26 anos. O acidente ocorreu na madrugada desta quinta-feira (03), na BA-026, trecho entre o distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, e o municÃpio de Contendas do Sincorá. De acordo com informações da PolÃcia Rodoviária Estadual (PRE), o jovem conduzia o caminhão Mercedes-Benz Atego 2426 quando perdeu o controle da direção do veÃculo, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente contra  outro caminhão Volvo FH 460, que trafegava pelo trecho carregado com cerveja. Ainda não há informações sobre a causa do acidente. A PRE e equipe do Departamento de PolÃcia Técnica (DPT) estiveram no local para a realização dos procedimentos necessários. O corpo da vÃtima fatal foi encaminhado para o IML de Brumado. Não á informações sobre o estado de saúde do motorista do segundo caminhão envolvido no acidente.
Moradores do municÃpio de Contendas do Sincorá estão preocupados com o fato da prefeitura ter desmontado a barreira sanitária que estava instalada na entrada da cidade como medida prevenção ao novo CoronavÃrus. O municÃpio possui pouco menos de 5 mil habitantes e, até o último Boletim Epidemiológico, contava com 36 casos confirmados da Covid-19, com 31 ativos e 05 curados. A população teme que os casos aumentem, pois não haverá fiscalização e controle de quem entra e sai da cidade, possibilitando assim que haja uma maior disseminação do vÃrus.
Por volta das 18h20min da última quarta-feira (08), uma guarnição PETO da 34ª Companhia Independente de PolÃcia Militar deslocou-se até o povoado Palmeira, no municÃpio Contendas do Sincorá, para averiguar a denúncia de um possÃvel veÃculo clonado que estaria na região. Após localização e verificação dos dados no sistema de registro veicular, constatou-se que o automóvel – 01 veÃculo I/MMC Outlander, Placa Policial PJG-6194 –  estava com restrição de furto/roubo. O veÃculo foi apreendido e o proprietário, suposto pré-candidato a vereador, foi  conduzido para a Delegacia Territorial de PolÃcia para que as medidas cabÃveis fossem adotadas.
De acordo com informações obtidas pelo Informe Barra, uma mulher identificada como, Noélia Silva Pereira, foi atingida por um tiro de espingarda pelo próprio companheiro, Edson dos Santos, durante uma discussão, no povoado de São Gonçalo, em Contendas do Sincorá. A vÃtima foi socorrida ao posto de saúde do municÃpio e, posteriormente, encaminhada ao Hospital de Brumado onde passou por procedimentos cirúrgicos e se recupera bem.
A tentativa de feminicÃdio aconteceu na madrugada do último domingo (10). A PolÃcia conseguiu prender o autor em flagrante, na casa, ainda foram apreendidas munições e três armas de fabricação caseira.Â
Segundo informações obtidas pelo Informe Barra, após denúncias, a PolÃcia prendeu Karlanny Costa Moreira por atuar como médica de forma ilegal no municÃpio de Contendas do Sincorá. A falsa profissional confessou que fez o curso de medicina na BolÃvia mas não conseguiu validar o seu curso no Brasil, disse ainda que conseguiu um número de CRM de forma aleatória e passou a utilizar se apresentando como médica.
Ainda de acordo informações obtidas pelo Informe Barra, Karlanny já exercia irregularmente a função de médica na cidade de Contendas do Sincora há quatro meses.
Com a prisão, Karlanny Costa Moreira permanece à disposição da Justiça.