Ibicoara/
Previsão pra hoje: min 15° / max 28°
População no último Senso IBGE:
-------- PUBLICIDADE --------

Nenhum banner cadastrado no momento




2 de março de 2021
Barra da Estiva

Ibicoara: Moradores do Povoado Paraguaçu denunciam mega estrutura montada por Empresa para desviar água do rio próximo da nascente

Foto / composição: Informe Barra

Moradores da comunidade Paragua√ßu, povoado que fica na divisa entre Ibicoara e Barra da Estiva, temem que o uso indiscriminado das √°guas do rio Paragua√ßu possa trazer preju√≠zo a comunidade. Em relato enviado a reda√ß√£o do Informe Barra, moradores do povoado informaram que uma grande empresa do Ramo Agr√≠cola, sediada no distrito de Cascavel, perfuraram v√°rios po√ßos artesianos para execu√ß√£o de suas atividades, mas as √°guas destes po√ßos secaram. Deste modo, est√£o iniciando a suc√ß√£o em terras arrendadas na comunidade Paragua√ßu, a 1km do limite entre Barra da Estiva e Ibicoara, pr√≥ximo a nascente do para retirar a √°gua e desviar para as suas lavouras. Ainda de acordo com os moradores do povoado Paragua√ßu, a empresa arrendou, menos de 1 hectare de terra, somente para fazer o uso da √°gua do rio. Diante do fato, o povoado teme que o patrim√īnio que tanto lutaram para preservar venha a ser destru√≠do pelo uso desordenado e cobram da prefeitura e setores respons√°veis pelo meio ambiente a fiscaliza√ß√£o das atividades da Empresa.

Os moradores procuraram o secret√°rio de Meio Ambiente de Ibicoara na tarde da √ļltima segunda-feira (01), cobrando a√ß√Ķes junto aos √≥rg√£os competentes pra que possam fiscalizar e punir os respons√°veis pelo que eles [moradores] consideram ser um verdadeiro crime ambiental.
Nossa reportagem falou com o secret√°rio de Meio Ambiente de Ibicoara, Luan, que confirmou a reuni√£o, mas disse n√£o ser de compet√™ncia da prefeitura fiscalizar a situa√ß√£o, mas que orientaram os moradores a procurarem o Inema e a Seinfra, j√° que para passarem com as tubula√ß√Ķes a empresa fez uma abertura escava√ß√Ķes por baixo da pista.


22 de fevereiro de 2021
Ibicoara

Ibicoara: Barrestivense é morto a tiros no Distrito de Cascavel

Informe Barra

Natural de Barra da Estiva, Cristian Aguiar, 18 anos, foi alvejado por disparos de arma de fogo quando adentrava em um bar localizado na rua Nova Reden√ß√£o,  no Renascer, Distrito de Cascavel, munic√≠pio de Ibicoara.
O jovem não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O autor dos disparos, ainda não identificado, teria fugido a pé após cometer o crime, a motivação ainda está sendo apurada.
A polícia Militar e o Departamento de Polícia Técnica estiveram no local realizando os procedimentos de praxe, o corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Brumado, para exame de necropsia. A Polícia Civil investiga o caso.


20 de fevereiro de 2021
Barra da Estiva

34¬™ CIPM fez cumprir decreto contra aglomera√ß√Ķes na regi√£o, em Barra da Estiva e Ibicoara popula√ß√£o aderiu

Com o objetivo de eliminar as aglomera√ß√Ķes noturnas, a  34¬™ CIPM, atuou a partir da √ļltima sexta-feira (19) para garantir o cumprimento do decreto do governador do Estado, Rui Costa, que determina o toque de recolher em 343 cidades baianas por sete dias, de 22h √†s 5h. A determina√ß√£o, que visa provocar uma redu√ß√£o da taxa de crescimento da Covid-19 no estado, seguir√° em vigor at√© o dia 25 de fevereiro.

A circulação de pessoas nas ruas entre 22h e 5h será restrita e os estabelecimentos de serviços não essenciais deverão encerrar as suas atividades até as 21h30min.

Os policiais  militares  conduzir√£o para delegacia aqueles que descumprirem o decreto, e ser√£o autuados pelos crimes previstos de desobedi√™ncia e contra a sa√ļde p√ļblica. A orienta√ß√£o √© primeiramente alertar e conduzir quem insistir em permanecer em situa√ß√£o de aglomera√ß√£o.

Canais para den√ļncia:

As den√ļncias sobre aglomera√ß√Ķes em espa√ßos p√ļblicos ou privados ser√£o fundamentais para facilitar o trabalho da pol√≠cia. Para isso, a popula√ß√£o poder√° utilizar o canal de comunica√ß√£o oficial atrav√©s do 190. Lembrando que a den√ļncia √© an√īnima e a viatura mais pr√≥xima √© acionada para o local.


19 de fevereiro de 2021
Bahia

Morcego albino raro é descoberto em Ibicoara

Foto: C√°ssio Ant√īnio / Divulga√ß√£o

De acordo com a secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Ibicoara, na Chapada Diamantina, um morcego branco foi encontrado pela primeira vez no Parque Natural Municipal do Espalhado (PNME). O animal foi visto ap√≥s uma expedi√ß√£o para verificar a exist√™ncia do “animal de apar√™ncia ex√≥tica”. De acordo com reportagem do Correio da Bahia, o Chefe de Parque, Roberto Nogueira que teve a primeira experi√™ncia visual com o mam√≠fero, foi quem conduziu a equipe t√©cnica e at√© o local onde possivelmente seria encontrado o ‚Äúmorcego albino‚ÄĚ. Esteve presente tamb√©m na “Expedi√ß√£o Morcego Branco”, o Secret√°rio de Meio Ambiente e Turismo ‚Äď Lu√£  Sampaio, o Diretor de Fiscaliza√ß√£o ‚Äď Narciso Silva, o Subsecret√°rio C√°ssio Ant√īnio e tamb√©m fot√≥grafo que registrou o animal  e o Bi√≥logo e Analista Ambiental da Secretaria, Alan Silva Junior. Segundo o analista ambiental do munic√≠pio de Ibicoara, Alan Silva Junior, √© prov√°vel que o animal seja da esp√©cie diclidurus albus, com h√°bito inset√≠voro e solit√°rio, apresenta pelagem branca √ļnica, e morcegos com estas caracter√≠sticas s√£o da fam√≠lia Emballonuridae, tamb√©m conhecido na Am√©rica Central como ‚Äúmorcego fantasma‚ÄĚ que ocorre do M√©xico ao sudeste do Brasil.  Em territ√≥rio brasileiro, foi observado na Regi√£o Amaz√īnica, no Esp√≠rito Santo e na Bahia s√≥ tem evid√™ncia cient√≠fica na regi√£o de Mata Atl√Ęntica na Costa do Cacau.


17 de fevereiro de 2021
Bahia

Ibicoara: Polícia Militar intensifica rondas no município

Em busca de sempre garantir a segurança da população, e agora, dos turistas que estão na cidade de Ibicoara, a Polícia Militar intensifica as rondas e faz se presente na praça central da cidade, durante as noites. A ação é uma parceria da Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Ibicoara com a PM, sob o comando do Cb Igor. As ruas de acesso à Praça Tancredo Neves foram interditadas para garantir o conforto e tranquilidade de todos que estavam no local. Durante o período de carnaval, entre as 18h e 00h, as vias estarão fechadas para acesso dos veículos automotores. Todos somando forças para que o povo possa usufruir do melhor da nossa cidade.


11 de fevereiro de 2021
Bahia

Ibicoara: Rotatórias de acesso à sede e ao distrito serão construídas

Nesta quarta-feira (10), o prefeito Gil se reuniu com o Secret√°rio de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti e o Deputado Eduardo Salles, em Salvador. Na ocasi√£o, o prefeito solicitou a constru√ß√£o das rotat√≥rias nas entradas da sede de Ibicoara e distrito. Al√©m disso, reivindicou a realiza√ß√£o de uma ‚Äúopera√ß√£o tapas buracos‚ÄĚ nos 17KM que ligam a BA-142 at√© a Sede e os 4KM que ligam a mesma rodovia ao Distrito. ‚ÄúA boa not√≠cia √© que ambas as solicita√ß√Ķes foram atendidas‚ÄĚ, comemorou o prefeito.


10 de fevereiro de 2021
Bahia

Ibicoara: Audiência na Seagri trata de estratégias voltadas à agricultura familiar no município

Nesta ter√ßa-feira (09), o prefeito de Ibicoara se reuniu com o Secret√°rio da Agricultura, Pecu√°ria, Irriga√ß√£o, Pesca e Aquicultura da Bahia (SEAGRI), Lucas Costa, o secret√°rio de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), Josias Gomes, o deputado Eduardo Salles, e o Secret√°rio Municipal de Desenvolvimento Econ√īmico e Social, Gilmadson J√ļnior. O encontro foi pautado pela apresenta√ß√£o das demandas do pequeno produtor rural e crescimento da Agricultura Familiar em Ibicoara. Al√©m disso, o prefeito e seu secret√°rio fizeram exposi√ß√£o de estrat√©gias¬† para impulsionar ainda mais o agroneg√≥cio local.¬† ‚ÄúAlinhando, assim, parcerias que beneficiar√£o os dois setores que movem a economia do Munic√≠pio. Um dos pontos centrais da reuni√£o foi a implanta√ß√£o do projeto PROCITUS, programa para a produ√ß√£o de mudas de frutas c√≠tricas na regi√£o. A agricultura em Ibicoara vai alcan√ßar um patamar mais elevado na gest√£o‚ÄĚ, escreveu o prefeito em sua rede social.