Ituaçu/
Previsão pra hoje: min / max
População no último Senso IBGE:
-------- PUBLICIDADE --------

Nenhum banner cadastrado no momento

ALBA JUNHO
Casa Nova banner atual



10 de junho de 2021
Ituaçu

Agricultores familiares de Ituaçu vão contar com unidade de processamento de derivados de mandioca

As obras da construção da Unidade de Processamento de Derivados de Mandioca, da Associação dos Produtores Rurais do Guigó, no município de Ituaçu, seguem a todo vapor. A comunidade está na expectativa para a inauguração da agroindústria, construída pelo Governo do Estado, que vai melhorar a renda de 60 famílias diretamente, com a venda de bolos, biscoitos, entre outros quitutes que serão produzidos na unidade.
A obra civil já está em fase final, e será entregue ainda este ano.

O investimento, de R$460,9 mil, está sendo realizado por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.
A Assistente Comunitária Rural (ACR), Marcia Barbosa Teixeira, do Bahia Produtiva, conta que algumas pessoas produzem a tapioca individualmente: “Com a agroindústria pretendemos expandir  juntos a produção para vender em mercados e participar de compras públicas, por exemplo”.

A Associação dos Produtores Rurais do Guigó também foi contemplada com 20 barracas de feira, para organizar a venda de produtos nas feiras livres, equipamentos de escritório para auxiliar a gestão, veículo utilitário para transportar os produtos e a contratação de uma Assistente Comunitária Rural (ACR), que presta assistência à comunidade junto aos profissionais de assistência técnica e extensão rural (Ater). Ainda está prevista a entrega máquinas e equipamentos como despolpadeira de frutas, forno e fogão industrial, mesa para processamento dos produtos e balança para pesagem.


3 de junho de 2021
Ituaçu

Rui Costa visita Tanhaçu e Ituaçu para entrega de benefícios nesta sexta

Foto: Arquivo do Informe Barra

Nesta sexta-feira (4), o governador Rui Costa viajará para os municípios de Tanhaçu e Ituaçu. Sua agenda tem início às 9h, em Tanhaçu, com a entrega da pavimentação da Rodovia BA-142, no trecho que liga o município a Ituaçu. A obra foi coordenada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra).

A partir das 11h, o governador estará em Ituaçu para inaugurar o novo Sistema Integrado de Abastecimento de Água que vai atender as localidades de Baraúnas, Várzea da Pedra, Jurema, Abóbora, Lagoa dos Patos, Várzea Comprida, Olhos D`Água do Meio,Pè da Ladeira, Lagoa da Laje e Tróia. O trabalho foi coordenado pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS).

Também em Ituaçu, será entregue a pavimentação em paralelepípedo com drenagem superficial das ruas João Pereira da Cruz, Rita de Cássia dos Santos Pereira, Artur Oscar Santos, João Honório dos Santos, Anísio da Silva Pirese Avenida Gonçalo Santos Pereira. O trabalho foi realizado pela Conder, companhia que integra a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), em parceria com a Prefeitura.

Rui ainda vai assinar ordem de serviço para a Secretaria de Educação do Estado construir uma unidade escolar, com dez salas de aula, para sediar o Colégio Estadual Frei Pedro Tomas Margallo.


1 de maio de 2021
Ituaçu

Ituaçu: Vereador Almir sugere realização de Câmara Itinerante em localidades distantes da cidade

INFORME PUBLICITÁRIO

Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Ituaçu, realizada nesta sexta-feira (30), o vereador Almir sugeriu a criação de um projeto de Lei que permita a realização da Câmara Itinerante.

A intenção é a gente vê as localidades para realizar as sessões e a população ter mais acesso as reuniões nas suas comunidades; tipo: Tranqueiras, Ovelha, Lagoa da Lage, Campo Grande, entre outras localidades que são mais distantes da cidade, disse o vereador.


Tags:
30 de abril de 2021
Ituaçu

Ruas de Ituaçu recebem pavimentação asfáltica, recursos foram obtidos na gestão de Adalberto

Foto: Informe Barra

As ruas de Ituaçu estão recebendo pavimentação asfálticas, benefícios conquistados na gestão anterior do ex-prefeito, Adalberto Luz, por meio do convênio 848406/2017, junto ao Ministério das Cidades. Além desta, outras obras conquistadas pelo ex-gestor ainda estarão acontecendo no município.


Tags:
29 de abril de 2021
Ituaçu

Câmara de Vereadores de Ituaçu é modernizada com novos investimentos, confira a reportagem

O presidente da Câmara de Ituaçu, Cézar Brito, enxergando a necessidade de modernizar a Câmara de Vereadores do Município, está realizando vários investimentos que vão proporcionar aos vereadores e a população melhores condições de acompanhar os trabalhos dos edis. Confira a reportagem realizada pelo jornalista Fabiano Neves.


Tags:
27 de abril de 2021
Ituaçu

Em Ituaçu artistas cobram liberação dos recursos da Aldir Blanc que já está nas contas da prefeitura, veja a reportagem

Mesmo já estando nas contas do município de Ituaçu, os recursos destinados aos artistas e setores culturais por meio da Lei Aldir Blanc ainda não foram liberados, ao contrário de outros municípios que já amenizaram as dificuldades daqueles que mais sofrem com as consequências da pandemia. Confira reportagem especial, veja o vídeo.


23 de abril de 2021
Ituaçu

Prefeitura de Ituaçu ordena retirada de plantas da Gruta, prefeito justifica a ação

Informe Barra

Várias plantas da espécie Resedá (rosa), foram introduzidas no Centro da Gruta da Mangabeira, local Turístico de Ituaçu, na gestão do ex-prefeito Adalberto Luz. Na ocasião, o intuito era proporcionar um ambiente mais agradável para os turistas e moradores, tendo em vista que é um local muito quente no verão e, com as árvores, o calor seria amenizado, além de proporcionar mais beleza ao local. Essas plantas, para a surpresa de muitos, estão sendo retiradas pela prefeitura municipal em uma ação que se iniciou ontem (22) e tem causado tristeza para os defensores do meio ambiente e moradores.

O outro lado.

Entramos em contato com o prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito, que falou sobre o fato:

Estamos atendendo uma solicitação dos comerciantes, os quais se dizem prejudicados. As plantas não estão sendo eliminadas, elas serão plantadas em um outro local, na gruta mesmo, jamais vou destruir árvores –; disse o prefeito.

O Resedá Gigante é uma planta da família Lythraceae. A árvore é nativa da região tropical da Índia e é cultivada como planta ornamental nos Estados Unidos.


Tags:
20 de abril de 2021
Ituaçu

Prefeitura de Ituaçu publica licitação para contratar empresa que irá asfaltar Tranqueiras

Foto: Informe Barra

A Prefeitura de Ituaçu, por meio do seu Diário Oficial, publicou nesta terça-feira (20), o aviso de Licitação que tem como finalidade contratar empresa que fará a pavimentação asfáltica de Tranqueiras.
Confira abaixo.

O MUNICÍPIO DE ITUAÇU, ESTADO DA BAHIA, por intermédio de seu Pregoeiro Oicial, senhor Aleomar Gomes Brito, devidamente nomeado através da Portaria nº 003/2021, no uso de suasatribuições legais, torna público a realização de procedimento licitatório na modalidade de TOMADA DE PREÇO autuado sob o nº002/2021, Processo Administrativo nº 085/2021,no dia 07 de maio de 2021, às 09:00h, na sala da Comissão Permanente de Licitação-CPL, na Sede da Prefeitura Municipal de Ituaçu, sita na praça Gilberto Gil, s/nº, visando a contratação de pessoa jurídica para execução de serviços de pavimentação asfáltica no Povoado de Tranqueiras, Ituaçu/BA , conforme Termo de Referência AnexoI do Edital. O texto integral do edital (contendo todas as informações sobre o certame) estará disponível na Comissão Permanente de Licitação no endereço precitado, de segunda a sexta-feira das08:00h às 12:00h e das 14:00h às17:00h, bem como no site:www.ituacu.ba.gov.br ou pelo e-mail: licitacaoituacu@hotmail.com.Esclarecimentos adicionais através do telefone:(77)–3415-2418. (Baixe a publicação clicando aqui.)


20 de abril de 2021
Ituaçu

Retificação da matéria: Jovem morre após capotamento na Ba-142, trecho entre Tanhaçu a Ituaçu

O Informe Barra, através da sua equipe de reportagem, obteve por meio da ocorrência registrada na delegacia de Brumado a Informação do acidente ocorrido na Ba-142, envolvendo um veículo Siena, que capotou e vitimou Edilson Borges da Silva (este ocorrido no domingo, dia 18) – Conforme a matéria postada anteriormente (veja aqui). Todo o conteúdo da matéria é verdadeiro; no entanto, a imagem de capa corresponde a um outro acidente, também na região de Ituaçu, no sábado (17), que por coincidência teve também um outro veículo Siena que capotou e deixou uma vítima fatal, Wilson Bonfim Rocha; neste caso, o fato aconteceu na zona rural na Fazenda Barreira, entre a comunidade de Água Preta e a Gangorra. Devido as semelhanças dos acidentes, a foto foi postada erroneamente e gerou vários comentários devido a repercussão – como tudo que postamos. Pedimos desculpas pelo equívoco.

Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo.
Oscar Wilde


Tags:
19 de abril de 2021
Ituaçu

Jovem morre após capotamento na Ba-142, trecho entre Tanhaçu a Ituaçu

Informe Barra

Esta matéria foi retificada, confira clicando aqui. Um jovem identificado como, Edilson Borges da Silva, faleceu no último sábado (17). após o veículo que dirigia capotar.
Segundo informações obtidas pelo Informe Barra, o acidente aconteceu na Ba-142, altura do km 337, Trecho Tanhaçu a Ituaçu. O Samu 192 chegou a ser acionado, mas, ao chegar ao local foi constatado o óbito.
O corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Legal de Brumado), para ser necropsiado.

Casa Nova – Banner


Tags: